A proposta pedagógica do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora baseia-se, simultaneamente, no contexto sociocultural no qual o aluno está inserido, no seu desenvolvimento e no seu processo de construção do conhecimento, bem como no saber sistematizado historicamente. Assim, o currículo escolar está em permanente construção que, respaldado nos princípios da filosofia da escola e nas normativas educacionais, assegura a unidade, a coerência e a profundidade da ação pedagógica. A linha teórica que fundamenta a práxis do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é a SÓCIO – INTERACIONISTA, que preconiza que todo conhecimento é resultado das interações do sujeito com o meio. Nessa abordagem, temos como representantes teóricos Piaget (cognição), Vygotsky (socialização), Wallon (afetividade) e Paulo Freire (autonomia). Partindo das realidades, das culturas e linguagens das crianças, dos adolescentes e dos jovens, a educação que oferecemos possibilita a formação crítica, ética, estética, social, política, religiosa, científica e tecnológica do educando, possibilitando-lhe o exercício renovado de uma cidadania participativa, construtiva e solidária. Buscamos garantir o direito de todos os nossos alunos em suas diferenças, possibilitando a participação ativa dos mesmo no processo escolar, enfatizando habilidades, competências e potencialidades do indivíduo na superação das dificuldades e fazendo com que cada um exerça o seu papel de forma digna, independente e autônoma.