HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CNSA...

Dinâmica com Setor de Psicologia
Durante Setembro Amarelo, CNSA reforça o lema ‘Entusiasmo diante da vida’

Em um mês em que todo o país se mobiliza pela valorização da vida, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora realizou ações que tiveram o objetivo de sensibilizar os estudantes para o cuidado consigo e com o outro. As atividades, promovidas pelo Núcleo de Psicologia e Orientação Educacional, foram norteadas pelo lema Salesiano “Entusiasmo diante da vida”, abordando pautas como relacionamento interpessoal, ansiedade e autoestima.
Os momentos foram conduzidos pelas psicólogas do Colégio, Yeda Soares, Izabel Vasconcelos e Camila Santos e tiveram a participação espontânea dos estudantes que foram convidados a partilhar sentimentos, emoções e experiências como um exercício para aliviar tensões, praticar a empatia e aprender a lidar com frustrações, medos, angústias e cobranças excessivas, fatores que são catalisadores de doenças emocionais como depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outras que acometem milhares de adolescentes.
Durante as ações, os alunos puderam estar abertos ao diálogo e, através de dinâmicas e exercícios, observar como reagem a determinados estímulos, quais os gatilhos desencadeiam certas reações e como podem trabalhar suas mentes para lidar com o turbilhão de emoções que a adolescência traz.
A ação envolveu também a distribuição de fitas em alusão ao Setembro Amarelo, convidando os estudantes, professores e membros do colégio a se perceberem e observar o outro. Paralelo a ação desenvolvida durante o mês, o setor de psicologia do CNSA atende todos os segmentos buscando, junto aos estudantes, formas de auxiliar com que o autoconhecimento, autocuidado e preservação da saúde mental sejam convertido em um bom desempenho dentro e fora da escola.
Participação dos pais
Também em alusão ao Setembro Amarelo, os pais dos alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental II participaram de um encontro com a psicóloga do segmento, Yeda Soares. O diálogo abordou a temática ‘Limite com afeto’, quando foram pontuadas questões que envolvem a imposição de limites para os adolescentes de uma maneira compreensiva e amorosa.