HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CNSA...

Informações sobre Comércio Exterior e Economia
Faculdades participam da Feira de Profissões do CNSA

“Antes de falar do curso, eu preciso falar dos desafios dos jovens no século XXI”, foi assim que a engenheira mecânica e Profª Drª, Edna Santiago, da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf iniciou sua palestra na Feira das Profissões, evento voltado para alunos do Ensino Médio do colégio Auxiliadora Petrolina. A professora Edna foi uma das profissionais convidadas a participar da ação que compõe o projeto ‘Escolha da Profissão’.
Cerca de 175 estudantes estiveram na ação, que além das palestras, contou com a exposição de cursos de graduação ofertados por instituições de ensino superior, como Univasf, Facape, Uninassau e FASJ. O objetivo? Auxiliar o alunado na escolha da carreira que irão seguir. Durante todas as séries do Ensino Médio os alunos são postos em contato com informações e atividades para que, a partir da sua maturidade e capacidade cognitiva, possam fazer suas escolhas de forma orientada e embasada.
O projeto ‘Escolha da Profissão’ é guiado pela psicóloga Izabel Vasconcelos, que anualmente desenvolve um trabalho de orientação vocacional, estimulando os estudantes, através de dinâmicas em grupos, atividades individuais, palestras e visitas que o jovem reconheça suas aptidões e predileções de modo que as descobertas aconteçam de forma gradativa e espontânea. “Este é XIV Seminário de Profissões, há 2 anos eu venho trazendo esta proposta de Feira. Esta percepção do eu, do que gosta, do que motiva é algo de muita importância nessa construção do autoconhecimento. É o papel da Escola ajudar que isto aconteça de forma muito tranquila”, considera a psicóloga, que também destacou a importante colaboração das instituições e profissionais que participaram.
Anna Luiza de Menezes, aluna do 2º ano D, destacou a importância de entrar em contato com a realidade da profissão. A estudante ressalta que ter uma visão prática do que vai enfrentar é essencial. “Descobrir a realidade da profissão é muito importante e me ajudou muito. Eu estava muito confusa e agora já consigo selecionar as profissões que eu quero, porque agora eu sei o que vou enfrentar e isso vai me ajudar muito na minha decisão”, descreve a jovem.