HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CNSA...

Pátio da Educação Infantil
No CNSA pais participam de atividades com filhos para estímulo a cognição

A primeira infância é uma das etapas mais importantes para o ser humano, é quando o cérebro está mais receptivo aos novos estímulos e para adquirir novas habilidades. Nesta fase o apoio da família é um facilitador no desenvolvimento cognitivo, apoiando em suas habilidades, interferindo positivamente na autoestima, no sucesso escolar e no comportamento das crianças.
Neste viés e para estimular as práticas parentais participativas, a equipe da Educação Infantil do colégio Auxiliadora Petrolina promove diversas atividades que possibilitem a aproximação entre família e escola, como forma de fortalecer os estímulos que as crianças recebem. Muito mais que atividades que cumpram o currículo pedagógico, as atividades realizadas com a participação da família primam por uma educação que propicie este acolhimento, que traga os pais, mães e responsáveis para mais perto dos alunos, para estimular os vínculos familiares e tornar as crianças mais seguras, levando em consideração que a escola é o primeiro ambiente social em que a criança convive, depois de suas casas.
Alguns exemplos deste trabalho podem ser vistos rotineiramente na escola, quando uma mãe é convidada para fazer uma receita junto com a turma dos seus filhos na Cozinha Experimental. E mais recentemente, em uma ação referente ao dia do meio ambiente, quando pais participaram de uma oficina de pintura para que junto com seus filhos pensassem qual seria o mundo ideal e o que poderiam fazer para que ele existisse.
“As interações entre as crianças pequenas e os pais facilitam a aquisição de habilidades cognitivas e oferecem maiores ganhos sobre a aprendizagem”, considera a orientadora educacional e psicopedagoga, Thacyana Gonzaga que garante que mais atividades estão sendo elaboradas nesta perspectiva.