HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CNSA...

Laboratório da UNIVASF
Projeto do CNSA auxilia alunos na escolha da profissão

Orientação vocacional é uma das ações desenvolvidas junto aos alunos que entram no Ensino Médio, no colégio Auxiliadora. Desde os primeiros anos os estudantes são estimulados a identificar suas aptidões e assim, reconhecer com quais profissões têm mais afinidade. Falando parece fácil, mas tomar uma decisão que pode definir a vida traz muito estresse e dúvidas. Por isso os alunos são acompanhados pela equipe de orientação educacional e de psicologia da escola, que atuam de forma a aliar a pedagogia e fatores emocionais para que os jovens façam suas escolhas. 

É nesta perspectiva que se encaixa o projeto ‘Escolha da Profissão’, desenvolvido pela psicóloga Izabel Vasconcelos. A atividade visa colocar o aluno em contato direto com a realidade da carreira que pensa exercer, promove visitas a espaços e diálogos com profissionais das áreas. “O objetivo é facilitar a escolha através de um contato mais real sobre o dia a dia da profissão através do contato com profissionais, esclarecendo dúvidas, conhecendo espaços de trabalho e da vida acadêmica de cada curso/profissão”, esclarece Izabel, que recentemente acompanhou os alunos em visitas na Univasf, para contato com as áreas de saúde (Medicina, Farmácia e Enfermagem) e no Fórum de Petrolina, para conhecer sobre a prática do Direito. Izabel faz ainda um agradecimento as equipes da Univasf e do Fórum, que prestaram total assistência aos alunos.
O projeto tem grande adesão dos estudantes, que podem optar pelas visitas que irão fazer. Como Davi Ravel, um dos 170 alunos, interessados na advocacia, que participaram de um Júri popular. “Particularmente falando, foi uma das experiências mais incríveis que já presenciei em toda a minha vida e tenho certeza de que fez grande diferença na escolha do que quero seguir do final desse ano em diante”, revela o aluno.