HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CNSA...

Turma do 1º Ano da Educação Infantil
Educação Infantil do CNSA desenvolve projetos alinhados com Campanha da Fraternidade 2018

Já estão em andamento os projetos pedagógicos da Educação Infantil do Colégio Auxiliadora Petrolina. Alinhado com o tema da Campanha da Fraternidade 2018 “Fraternidade e superação da violência”, os projetos estão sendo desenvolvidos a partir das vivências e realidades de cada turma e suas faixas etárias. O objetivo é oferecer para as crianças ferramentas, dentro de seus universos, que as façam interagirem e compreender as temáticas.

Nas turmas do maternal o tema trabalhado é a amizade. O “Vida de Amigo” traz a concepção de que a escola é o primeiro ambiente de convivência social que as crianças frequentam, fora da família, por isso estimula que os pequenos conheçam e respeitem os colegas e a partir de então, poderão conviver harmoniosamente com todos que os circundam.
Os alunos do Infantil 1 estão tendo contato com o tema “Somos Alegria” enaltecendo as características e circunstâncias que podem ser estimuladas com o sentimento. “São tantas emoções” é a temática trabalhada com os estudantes do Infantil 2, nesta abordagem os estudantes passam a compreender diversos sentimentos, positivos e negativos, e aprendem a lidar com cada um deles de forma saudável. O amor é o tema das turmas do Infantil 3, destacando o seu poder transformador. Reunindo todos os valores, as turmas do 1º ano estudam “Toda boa ação gera transformação”, uma forma de colocar em prática todos os ensinamentos compartilhados com os projetos.
Para a orientadora educacional da Educação Infantil, Thacyana Gonzaga, os temas escolhidos para cada turma levam em consideração o nível de assimilação das crianças, diante de uma questão tão delicada como a violência. A psicopedagoga destaca ainda que o projeto é uma preparação para a vida dos estudantes, uma vez que estarão aprendendo a lidar com suas emoções, tornando-se pessoas emocionalmente inteligentes e conscientes do papel transformador que têm para a sociedade.
Alducele Carvalho, educadora e mãe de uma aluna do Infantil 2 e de outra aluna estudante do 3º ano, descreve os projetos como encantadores e destaca que eles têm a capacidade de aproximar a criança da sua realidade, traze-la para mais perto da família e também fazer com que a família esteja mais perto da escola. Alducele também considera que as atividades que envolvem os projetos estreitam os laços entre as diversas famílias da Educação Infantil, fazendo com o que os pais não estejam preocupados apenas com o desenvolvimento dos seus filhos, mas de todas as crianças que estão inseridas no contexto da Escola. “A tríade filho, escola e família está sendo muito bem representada com os projetos e quando isto é engajado e inserido tudo se torna mais fácil”, avalia a mãe.