HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CNSA...

A proposta é adaptar os horários de dedicação a revisão de conteúdos e realização de atividades, com as demais tarefas dos estudantes.
Plano de estudos: uma ferramenta a serviço da aprendizagem

Escola, curso de inglês, reforço escolar, prática de esporte, atualizar status nas redes sociais. Conciliar esta rotina aos estudos pode ser um desafio para crianças e adolescentes. Pensando nisto, as orientadores educacionais, juntamente com o setor de psicologia do Colégio Auxiliadora Petrolina desenvolvem, entre os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, um plano de estudos.
A proposta é adaptar os horários de dedicação a revisão de conteúdos e realização de atividades, com as demais tarefas dos estudantes. As orientadoras das séries se dedicaram a formular, junto com os jovens, os mapas que irão conduzir os estudos dos alunos durante os próximos três meses. Finalizado o trimestre, um novo plano deve ser formulado e durante o período de execução, os estudantes são acompanhados e orientados pela equipe.
Para a coordenadora pedagógica do Colégio Auxliadora, Conceição Lima, este trabalho potencializa o processo de aprendizagem do aluno, permitindo que ele se descubra e se respeite nas suas particularidades. Conceiçao destaca que o trabalho da orientação pedagógica é identificar qual a melhor forma do aluno aprender. “Cada um tem uma maneira particular de assimilar o conteúdo, o trabalho do plano de estudos é fazer com que os alunos percebam isto e possam adaptar seus hábitos diários à rotina educacional, sem que estudar seja uma tarefa chata no seu dia”, destaca Conceição.
A orientadora educacional das 2ª séries do Ensino Médio, Luciana Leite, avalia que o resultado prático dos planos são vistos no desempenho do aluno em sala de aula e também nas avaliações. A orientadora explica que o trabalho é feito em parceria com o aluno, para identificar, dentro de sua rotina, quais os melhores momentos para se dedicar aos estudos e ainda enfatiza a necessidade e eficácia de planejar ações.