HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CNSA...

Professora e Alunos
Memória em cartaz: Projeto revive história do Auxiliadora Petrolina

Fé, memórias, registros, fotos e afeto. Estes são alguns ingredientes que fazem parte do projeto Colégio Nossa Senhora Auxiliadora- 91 anos de existência e uma eternidade em memórias, realizado pelo grupo de pesquisa Crhonos, coordenado pela Profª de História Juliana Kivia.

O objetivo final da atividade é culminar em uma exposição, que será apresentada para a comunidade Salesiana no dia 22 de novembro, mas até lá, os caminhos que os alunos participantes do projeto irão percorrer vão revelar histórias de um passado que ainda se faz presente na vida de muitas pessoas.

Para dar base ao trabalho, a professora Juliana realiza encontros semanais com Maria Eduarda, Camily, Laís Cavalcante, Adelle, Luiz Felipe, Maria Gabriela, Beatriz Durando, Beatriz Santos, Joao Henrique, Saulo Pimentel, Ana Beatriz, Andressa, Sara, Laís Melo, Júlia Brito, Katherine, Lavínia, Matheus, Miguel Otávio, Carlos Eduardo e Kailane que participam voluntariamente do projeto. Estas reuniões também são preparatórias para familiarizar os estudantes com técnicas de entrevistas, noções sobre memória e história oral. Alguns convidados contribuem com o conhecimento dos estudantes, como o jornalista Giovani Siqueira, que participou recentemente de um bate papo com os alunos sobre a busca pela notícia e entrevista. Mas, o maior aprendizado está na investigação, na busca pelo material que será catalogado e posteriormente exposto. Como demonstra o aluno Matheus Melo. “Esse não um mero projeto. É um resgate. É como se 91 anos de história fossem transformados em 91 minutos de glória”.

A exposição vai contar a trajetória educacional e religiosa de uma instituição que educou milhares de alunos de Petrolina e região, alguns deles figuras ilustres como a cantora Ivete Sangalo e o atual prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

Para a coordenadora e idealizadora do projeto, esta iniciativa partiu da inquietação de resgatar a memória do colégio. “O objetivo do projeto é elaborar uma exposição da memória individual e coletiva das pessoas que fizeram e que fazem parte da história do Colégio, a fim de desenvolver o interesse dos alunos para a prática da pesquisa, despertando a curiosidade, mola propulsora no processo de formação intelectual do indivíduo. Além de contribuir para o sentimento de pertença dos alunos à história do Colégio”, revela a professora.