HOME CNSA

CNSA

Conheça quem somos e o que fazemos!

SOBRE NÓS

O CNSA dirigido pelas Irmãs Salesianas foi fundado no dia 25 de fevereiro de 1926. Seis Irmãs vindas do sul do Brasil e da Europa chegaram ao sertão pernambucano a convite do 1º bispo de Petrolina Dom Antonio Maria Malan. O grande bispo salesiano quis construir ao lado da Catedral da Fé, uma “Catedral da Educação”: o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.

O início foi difícil e cheio de desafios, mas vencendo todos os obstáculos, as corajosas missionárias divulgadoras da ciência e da fé, iniciaram o curso fundamental de 1ª à 4ª série no casarão da diocese e logo depois o Ginásio e o Curso Normal.

A árvore cresceu e deu frutos e em 1938, o Colégio passou a funcionar em prédio próprio.

O Colégio atende hoje mais de 2 500 crianças, adolescentes e jovens nos cursos de educação infantil, ensino fundamental e médio.

A partir de 1883 no Brasil a ação salesiana no campo educativo inicia uma nova fase, com a constituição da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB), que assumindo os desafios contemporâneos, mediante suas instituições educativas, oferece uma resposta concreta, sistemática e ampla para a formação continuada e integral de seus próprios protagonistas, educandos e educadores.

O Auxiliadora faz parte desta Rede, recebendo o respaldo que necessita para reafirmar o compromisso das escolas salesianas em 128 países: preparar seus alunos para a vida, para o vestibular e para o mercado de trabalho.

 

91 anos dedicados ao ensino!

Irmãs Salesianas: Educando e evangelizando a juventude do Brasil!

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora



Missão

"Oferecer aos jovens uma formação integral, inspirada nos valores cristãos e fundamentada na Pedagogia Salesiana, visando que se tornem agentes de transformação."

Visão de futuro

"Tornar-se excelência na formação integral e transformadora, consolidando a pastoral juvenil, vocacional e missionária. "

Proposta Pedagógica

Fundamenta-se no princípio de educar a criança e o jovem no respeito, no amor a si mesmo e ao outro, tendo os/as educadores/as um papel decisivo, como modelos de humanidade para o/a educando/a.


Pastoral Juvenil Salesiana

A pastoral juvenil é a realização inculturada da missão educativa, dom carismático expresso na experiência de Dom Bosco, de Maria Domingas Mazzarello e na tradição do Instituto. É o modo típico de manifestar a atenção da Igreja para com as jovens gerações, para que Cristo cresça em seus corações e se comprometam em uma cidadania ativa.

A pastoral juvenil se coloca no horizonte eclesial do anúncio do evangelho da alegria e da dimensão social da evangelização (Cf Evangelii Gaudium n. 176-258) no mundo atual. Isto implica uma conversão pastoral que se realiza quando a comunidade educativa se põe na escuta da realidade,  abre-se ao diálogo,  torna-se disponível a reler a vida à luz do encontro com Jesus e descobre novamente “os jovens, nossa terra santa”. Conheça mais sobre a Pastoral Juvenil Salesiana: http://pastoral.rsb.org.br/

Formação

Desde as origens, Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello tiveram um cuidado especial com a formação. Todas as etapas da formação das Filhas de Maria Auxiliadora são pensadas para responder às necessidades que emergem do pluralismo dos contextos e de situações culturais que estamos vivendo. Na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida seguimos as orientações do Projeto Formativo e do âmbito da Formação para realizar as diferentes etapas formativas.Desde as origens, Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello tiveram um cuidado especial com a formação. Todas as etapas da formação das Filhas de Maria Auxiliadora são pensadas para responder às necessidades que emergem do pluralismo dos contextos e de situações culturais que estamos vivendo. Na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida seguimos as orientações do Projeto Formativo e do âmbito da Formação para realizar as diferentes etapas formativas.

Comunicação Social

Desde as origens do Instituto das FMA, tanto Dom Bosco, quanto Madre Mazzarello possuía a intuição de que a Comunicação é algo de extrema importância no processo de educação e evangelização.

Vivendo hoje, um contexto de grandes mudanças, em que as tecnologias da comunicação são elemento do cotidiano de praticamente todas as pessoas, é essencial pensar os processos de Comunicação. É neste sentido que se pode pensar para além dos meios, buscando sempre comunicar vida, esperança e alegria.

 

Animação Missionária

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora é, desde a sua origem, um Instituto missionário, seja a ação cotidiana em qualquer lugar que uma FMA se encontre, seja em uma missão específica a serviço da evangelização e educação dos jovens em terras distantes.

Familia Salesiana

D. Bosco, desde o início, foi propagando sua espiritualidade, com a intenção de envolver, contagiar, convocar outras pessoas e lança-las no campo da educação e evangelização: utopia de formar uma família, proporcional à vastidão e variedade dos empenhos e das competências, aberta a amplas influências, a diferentes participações na unidade da missão, de espírito, de método e com a multiplicação do potencial operativo.

A pertença se alimenta de um espírito comum, que orienta para uma extensa e complementar missão juvenil. A Família Salesiana é atualmente composta por 28 grupos de institutos de vida consagrada e associações de leigos.

 

NOSSA EQUIPE



ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(87) 3866-8450


ENDEREÇO

Praça Maria Auxiliadora, 380 | 56302-335 | Petrolina - PE


EMAIL

contato@auxiliadorapetrolina.com.br